Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Como pagar menos imposto de renda ou receber uma restituição maior?

Para muitos contribuintes, o pagamento do imposto de renda ainda é um assunto complexo e cheio de dúvidas. Com a regulamentação dispersa em diversas normas da Receita Federal, encontrar maneiras de pagar menos ou obter uma restituição maior pode ser desafiador.

Queremos facilitar um pouco a sua vida oferecendo dicas valiosas para que você possa economizar e aumentar sua restituição. Continue lendo para descobrir como declarar suas despesas de forma correta e eficiente.

Despesas que geram maiores deduções e restituições no Imposto de Renda
Algumas despesas podem ser declaradas e deduzidas do imposto de renda, o que significa que o valor pago por elas não é considerado para efeito de cálculo do tributo devido. Em outras palavras, elas podem resultar em uma restituição maior para o contribuinte.

Se a Receita Federal cobrar imposto de renda sobre essas despesas, o contribuinte pode receber um valor de restituição ao final do processo. São elas:

-Pensão Alimentícia: Pode ser deduzida do imposto de renda, desde que seu valor seja pago a partir de uma decisão judicial ou acordo homologado por um juiz ou em cartório. No entanto, se o valor for pago sem o respaldo legal, não será permitida a dedução.

-Gastos com Educação: Tanto para o contribuinte quanto para seus dependentes, são dedutíveis do imposto de renda. O valor máximo dedutível por pessoa é de R$ 3.561,50. É importante destacar que cursos de inglês e pré-vestibular não são considerados despesas dedutíveis.

-Despesas relacionadas à Saúde e Tratamentos Médicos: São dedutíveis, desde que sejam comprovadas por meio de notas fiscais e recibos. Esses gastos podem incluir despesas com hospitais, clínicas, médicos particulares, planos de saúde, sessões de fisioterapia e acupuntura, tanto para o contribuinte quanto para seus dependentes.

-Planos de Previdência PGBL ou FAPI: Podem gerar dedução de imposto, limitados a 12% dos rendimentos tributáveis do ano em exercício. Lembre-se que essa dedução só é aplicável para quem utiliza a declaração de ajuste completa e faz a declaração do Imposto de Renda no modelo completo.

-Doações para Instituições Filantrópicas aprovadas pelo Poder Público também são consideradas na dedução do Imposto de Renda. Essas doações, conhecidas como doações incentivadas, são dedutíveis desde que tenham sido feitas durante o ano da declaração.

Dívidas essenciais que não permitem a dedução ou restituição.
Há algumas contas que são essenciais, mas não permitem dedução ou restituição. Entre elas, podemos citar:
-Aluguel: É uma das maiores despesas dos contribuintes, mas infelizmente não é dedutível no Imposto de Renda. Mesmo assim, é obrigatório declarar o valor do aluguel, sob pena de multa.
-Remédios: Embora sejam essenciais para a saúde, os remédios não podem ser deduzidos do Imposto de Renda, a menos que estejam listados e inclusos em uma conta de internação hospitalar.
-Médico Veterinário: Mesmo sendo um gasto comum para aqueles que possuem animais de estimação, os custos veterinários não são dedutíveis no Imposto de Renda.
-Óculos: Os gastos com óculos de sol, de grau ou lentes de contato, mesmo que sejam prescritos como tratamento de saúde, não são dedutíveis no Imposto de Renda.
-Transporte: As despesas com transporte, seja utilizando o transporte público ou privado, como táxis, vans escolares ou aplicativos de transporte, não são dedutíveis no Imposto de Renda.

Esses foram alguns tópicos para você se dedicar na sua declaração de imposto de renda e com isso receber um valor maior a restituir ou até pagar menos imposto de renda. E não esqueça: É fundamental não perder o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda. Caso o prazo seja perdido, há uma multa de 1% ao mês (ou fração de atraso) sobre o valor do imposto a pagar, limitada a 20% do valor total devido.

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives