Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Entendendo a Natureza dos Créditos Condominiais em Casos de Recuperação Judicial

Nos últimos tempos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem proferido decisões relevantes relacionadas aos créditos condominiais em casos de recuperação judicial. Vamos explorar três notícias recentes e conectar os pontos para compreender melhor essa complexa questão.

Créditos Condominiais Pré e Pós-Recuperação Judicial: O Que Diz o STJ?
Em uma decisão inédita, a 3ª Turma do STJ estabeleceu que os créditos de dívidas condominiais que surgem antes do pedido de recuperação judicial devem ser considerados como parte do processo de recuperação e pagos de acordo com o plano aprovado. Por outro lado, os créditos condominiais que surgem após o pedido de recuperação são considerados extraconcursais, o que significa que podem ser cobrados separadamente.

Em outras palavras, a discussão gira em torno de saber se esses créditos devem ser tratados como parte da recuperação judicial ou se podem ser cobrados independentemente dela. O STJ considerou que a lei não prevê a inclusão desses créditos no processo de recuperação, a menos que ocorra a falência da empresa.

Essa decisão tem implicações significativas para empresas em recuperação judicial e condomínios que buscam recuperar dívidas condominiais. Ela esclarece que apenas as despesas condominiais posteriores ao pedido de recuperação judicial podem ser consideradas como encargos da massa, ou seja, podem ser incluídas no processo de recuperação. Isso oferece maior clareza e previsibilidade aos envolvidos nesses casos.

Cessão de Créditos Condominiais: A Natureza Jurídica Mantida pelo STJ
Em outra decisão unânime da 3ª Turma do STJ, ficou estabelecido que a natureza jurídica dos créditos condominiais não se altera quando eles são cedidos a terceiros. Isso é especialmente importante em casos de fundos de investimento que adquirem esses créditos de condomínios.

O tribunal entendeu que a natureza “propter rem” das dívidas condominiais e as prerrogativas conferidas aos titulares desses créditos são protegidas por lei. Assim, mesmo após a cessão, o fundo de investimento continua a ter os mesmos direitos legais que o condomínio original.

Essa decisão fornece segurança jurídica às partes envolvidas em transações de cessão de créditos condominiais. Ela garante que, quando um fundo de investimento adquire esses créditos, ele mantém a mesma posição legal que o condomínio original, preservando seus direitos de cobrança.

TJ/DF Afasta Crédito de Recuperação Judicial de Construtora
No Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ/DF), uma construtora que fez um acordo para realizar reparos estruturais em um condomínio durante um processo de recuperação judicial enfrentou um revés. O condomínio alegou que o crédito não estava coberto pela recuperação judicial, pois as obrigações venceram após o deferimento do processo.

O TJ/DF concordou com o condomínio, destacando que o crédito era devido após o deferimento da recuperação judicial e, portanto, era extraconcursal. Isso significa que o condomínio pode prosseguir com a execução da dívida.

Essa decisão ressalta a importância de entender a natureza temporal dos créditos em casos de recuperação judicial. Créditos que surgem após o início do processo de recuperação podem não estar sujeitos a ele, e as partes credoras podem buscar o cumprimento dessas dívidas separadamente.

Conte com a RDV para Orientação Especializada
Em um cenário jurídico em constante evolução, essas três decisões do STJ e do TJ/DF fornecem insights importantes sobre como os créditos condominiais são tratados em casos de recuperação judicial. A natureza temporal dos créditos, ou seja, se eles surgem antes ou depois do pedido de recuperação, desempenha um papel crucial em sua inclusão ou exclusão do processo de recuperação judicial.

Além disso, fica claro que a natureza jurídica dos créditos condominiais não se altera quando são cedidos a terceiros, garantindo que os condomínios possam continuar a obter recursos para despesas essenciais.

É fundamental para empresas em recuperação judicial e condomínios entenderem essas nuances legais para proteger seus interesses e direitos. À medida que mais decisões judiciais são proferidas, a jurisprudência continuará a evoluir, impactando diretamente as partes envolvidas nesses casos. Portanto, a busca por orientação legal especializada, como a oferecida pela RDV Advogados, que tem expertise na área e compreende profundamente essas complexas questões legais, é crucial para navegar com sucesso por esse cenário desafiador e em constante mudança. Caso necessitar de aconselhamento jurídico em situações relacionadas a créditos condominiais e recuperação judicial, pode contar com a RDV Advogados para orientá-lo de forma competente e eficaz.

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives