Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

ESG (Environmental, Social and Governance) nas empresas

A sustentabilidade dos negócios já é vista por grandes empresas e economistas de todo o mundo como fundamental, tanto em relação ao comprometimento com o meio ambiente, quanto com a sociedade. É aí que entra o conjunto de práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) no mundo corporativo.

A sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance) refere-se a um conjunto de padrões e boas práticas para definir se as empresas são socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas, atuando como uma forma de medir o desempenho da sustentabilidade de uma organização.

Trata-se de uma grande tendência corporativa, de incentivo à adoção de estratégias que devem ser planejadas e adotadas em todas as ações da empresa. Na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

Princípios ESG
Para avaliar se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, são utilizados alguns critérios que estimam se a empresa é uma opção viável de investimentos sustentáveis, que gerem impactos positivos financeiros, sociais e ambientais. Confira um pouco mais sobre cada um dos três princípios básicos que formam a sigla:

Ambiental (Environmental)
São as ações da empresa voltadas para o meio ambiente, que envolvem comportamentos relacionados ao consumo dos recursos naturais do planeta, emissão de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição do ar e da água, reciclagem, etc.

Social
Leva em conta como a organização lida com fatores sociais como: inclusão e diversidade, relações de trabalho com colaboradores, clientes, fornecedores, direitos humanos, relações com as comunidades, entre outros.

Governança (Governance)
Responsável por diferentes partes da empresa (colaboradores, acionistas e clientes), garantindo as melhores práticas para que nenhuma delas seja prejudicada. Avalia áreas administrativas e de gestão, considerando a transparência financeira e contábil, relatórios financeiros, remuneração dos acionistas, política de remuneração dos altos cargos, além de ser responsável por trabalhar na proteção de dados e privacidade das informações dos colaboradores.

Importância das práticas ESG
Não levar as normas de ESG em consideração causa um reflexo negativo aos negócios, gerando uma insatisfação dos clientes, parceiros e colaboradores, que cada vez mais priorizam trabalhar com empresas que assumem um compromisso com esses valores.

E é quando pode ocorrer a prática do Greenwashing, casos em que a empresa afirma que adota políticas sustentáveis, mas na realidade, não as aplica. Ou seja, adota um discurso diferente da prática, o que é incompatível com os princípios de ESG, já que alguns dos principais pontos é a transparência da gestão.

Portanto, as empresas que visam se auto divulgar como ESG, devem, antes de mais nada, começar a implementar as práticas de ESG o quanto antes.

Principais Vantagens:
As empresas ESG passam a contar com uma série de vantagens:
-Redução de custos
-Melhor reputação da empresa
-Aumento da fidelização de clientes
-Sustentabilidade e transparência
-Maior segurança para o investidor
-Linhas de crédito especiais
-Competitividade

Por isso, avaliar sua implantação em uma empresa é tão significativo.

Como aplicar ESG em uma empresa:
1. Definir uma estratégia de melhoria contínua. As boas práticas de ESG devem ter como base seus três pilares.
2. Definir a estruturação dos dados para avaliar as ações e impactos da sua empresa relacionadas às métricas de ESG.
3. Análise e aprimoramento contínuo para manter a atividade empresarial, mantendo sempre ativa essa pauta, com análises constantes e aprimoramentos das ações para alcançar a excelência neste modelo de gestão.
4. Foco na sustentabilidade como modelo de estratégia de negócio.
5. Formação de um conselho de ESG, com uma área especializada para debater, planejar.

O que é necessário para uma empresa ser ESG?
Primeiramente a empresa precisa estar listada na Bolsa de Valores e uma pontuação é realizada por diversas agências, tanto comerciais quanto sem fins lucrativos, que realizam uma análise das empresas, baseada em dados simples e especializados. E as empresas precisam disponibilizar políticas voltadas para as diretrizes do índice e problemas enfrentados.

Investimentos ESG no Brasil
O tema ganha cada vez mais adesão entre os gestores de ativos brasileiros e há uma demanda no mercado por práticas mais responsáveis, que estimulem o aprimoramento e desenvolvimento de boas práticas no mercado.

A postura das grandes e médias empresas sinaliza que as questões relacionadas à mudanças climáticas, diversidade, compliance, precisam ser implantadas e disseminadas com urgência. Por isso, muitos são os projetos nesta direção.

Importância de investimentos ESG
Os investimentos ESG assumem um papel cada vez mais fundamental no mercado financeiro, como as constantes e rápidas mudanças culturais, comportamentais e econômicas. Para investir em ESG, sua empresa pode escolher alguns caminhos, como:

ETFs: Uma das maneiras mais fáceis de se investir em ESG é por meio de fundos negociados em bolsa (ETFs), veículos de investimento que rastreiam um índice ou uma cesta de ativos sustentáveis.

Empresas ESG: Quando o investimento é realizado de forma direta em empresas que são líderes no índice, comprando ações destas organizações.

Como saber se uma empresa é ESG?
Primeiramente é preciso verificar se a empresa é signatária do Pacto Global da ONU, já que esta é uma iniciativa da ONU para incentivar as empresas a adotarem práticas sustentáveis e responsáveis.

Outra forma é verificar se a empresa está incluída em algum dos principais índices do ESG, como o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 ou o Índice FTSE4Good. Ou ainda, conferir o site e o relatório anual da empresa para ver se ela divulga alguma informação sobre suas políticas e desempenho do ESG.

O que é preciso saber antes de investir em fundos ESG
Antes de investir em um fundo ESG é preciso compreender as alternativas do mercado e como direcionar seu dinheiro da melhor forma. Muitos especialistas recomendam investir em ETFs, que são fundos ligados aos temas de sustentabilidade.

Com os investidores buscando construir novas carteiras de investimentos e cada vez mais preferindo empresas ESG, o aspecto Ambiental, Social e Governança se torna cada vez mais relevante para o mercado financeiro.

Fontes: https://www.totvs.com/blog/business-perfomance/esg/ e https://www.siteware.com.br/tendencias/esg-o-que-e/

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives