Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Governo vê arrecadação limitada com cobrança de imposto sobre dividendos

Após realizar alguns cálculos preliminares para propor um novo imposto, sobre lucros e dividendos de empresas, o Ministério da Economia concluiu que a arrecadação é limitada em relação ao IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas). Desta forma, seria necessário criar uma taxação de 3% ou 4% sobre dividendos, que são os valores atualmente distribuídos para acionistas da empresa e isentos, para compensar a redução de um ponto percentual na alíquota do IRPJ.

Porém, ainda que fosse criado este novo tributo, segundo a avaliação de técnicos do Ministério da Economia, nos primeiros anos de cobrança a arrecadação sobre dividendos ainda seria “quase nula”. Apesar da análise realizada, que identificou limitação em relação ao que se arrecada atualmente com IRPJ, o governo prevê propor a criação deste imposto, com o argumento de bancar o corte no imposto de renda das empresas.

Como algumas empresas deverão deixar de distribuir dividendos por causa desta nova taxação, o governo encontra dificuldades em calcular de forma mais precisa a arrecadação potencial desta nova tributação. Um novo imposto sobre lucros e dividendos aliviaria a taxação já existente sobre pessoas jurídicas, alcançando, assim, o objetivo do ministro Paulo Guedes (Economia), de realizar uma troca de cobranças. A equipe do Ministro da Economia já realizou simulações com uma alíquota de 20%, na cobrança de IR sobre a distribuição de lucros e dividendos, o que viabilizaria um corte de 5 a 6,5 pontos percentuais no IR cobrado das empresas, já que hoje a porcentagem pode chegar a 25%.

Outra questão relevante para identificar o potencial da tributação sobre dividendos é o impacto da medida sobre a chamada pejotização, quando pessoas físicas firmam contratos de trabalho como se fossem empresas, evitando a tributação. Com as mudanças que preveem um novo imposto, a expectativa é que essa prática diminua, no entanto, sem projeção de quanto.

A taxação sobre lucros e dividendos é um dos consensos entre o Congresso e o governo na discussão sobre a reforma tributária, sendo que o relator do tema, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), já aceitou prever uma cobrança de IR sobre a distribuição desses valores e deve apresentar o relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição). A taxação de dividendos dependerá ainda de outro projeto de lei. A PEC apresentada por líderes do Congresso é mais ampla que o projeto do governo, pois visa a fusão de impostos federais, estaduais e municipais. Já o modelo do governo envolve apenas tributos federais, e somente em outras etapas, mudanças em mais impostos, como o IR para pessoas físicas.

O objetivo da equipe econômica do governo persiste no corte de deduções desse tipo de imposto de renda, como as despesas médicas, pois reforçaria a desigualdade social no país, segundo argumentação do Ministério da Economia. Outro ponto é a alteração das alíquotas do imposto e aumentar a cobrança sobre salários mais altos. Uma das ideias levantadas foi uma alíquota máxima para 35% para quem ganha acima de R$ 39 mil por mês.

Técnicos têm afirmado que esse tipo de medida também teria impacto limitado, pois segundo eles, uma alíquota de cerca de 32% para salários acima de R$ 8.000, geraria pouca arrecadação e penalizaria quem tem emprego com carteira assinada e funcionários públicos.

Com vários pontos em discussão, a reforma tributária não será votada em sua totalidade. Segundo o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, a votação será de forma fatiada, provavelmente em quatro etapas, e começará pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). A CBS, que funde PIS e Cofins, faz parte da primeira fase da reforma enviada pelo governo, com alíquota prevista de 12% e a mudança entraria em vigor seis meses após publicação da lei. O objetivo dessa fusão, segundo o Ministro da Economia, é simplificar regras e reduzir disputas judiciais entre contribuintes e Receita.

Em nota técnica, o Ministério da Economia afirmou que a fusão desses tributos em uma alíquota de 12% não elevará a carga tributária e terá impacto próximo de zero no realinhamento de preços. E a decisão de fatiar a reforma tributária, como deseja o governo, ainda deverá ser debatida com os líderes do Congresso.

A expectativa dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, era de que o relatório da reforma fosse apresentado até o fim de fevereiro. Apesar do cronograma para aprovar a reforma tributária até outubro estar atrasado, a expectativa é de que ainda em maio entre em discussão na Câmara.

Fonte: Folha de São Paulo

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives