Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Imposto sobre valor agregado na economia digital

O impacto da tributação na economia digital é um tema cada vez mais debatido no mundo todo. Afinal, a mobilidade dos ativos intangíveis que geram valor causa prejuízos ao sistema tributário tradicional. As empresas não precisam estabelecer presença física nos países em que atuam para terem a acesso aos seus consumidores.

Vários são os tributos deixados de serem cobrados. O Imposto sobre Valor Agregado (IVA), por exemplo, tem enfrentado alguns problemas com a economia digital. Em alguns casos, a própria definição de local da operação/consumo apresenta alguns desafios, enquanto em outras situações existe dificuldade de se coletar o imposto incidente.

Alguns modelos de negócios do mundo digital têm criado a necessidade de se repensar algumas regras do IVA. Vejamos alguns exemplos.Em vários países, inclusive no Brasil, a importação de produtos de pequeno valor é isenta de imposto (no Brasil, o valor limite é de U$ 50,00). Tal regra foi implantada em época na qual estas importações representavam, no total, valores irrisórios. As plataformas internacionais de comércio eletrônico aumentaram exponencialmente a compra dos bens de pequeno valor, resultando em perdas de receita para os cofres públicos e competição desleal em relação aos negócios locais.

A solução para este problema não é simples. Acabar com a isenção seria somente a primeira etapa, mas uma dificuldade muito maior seria ter estrutura e funcionários suficientes para processar o desembaraço aduaneiro de todas as mercadorias em questão. Alguns países, encorajados pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), estão obrigando as plataformas eletrônicas internacionais a se inscreverem como contribuintes nos países nos quais auferem receita representativa (definição a ser criada por cada jurisdição).

Desta forma, elas deveriam reter e pagar o IVA, que seria devido na operação de importação feira por consumidor. Essa solução, embora seja comum para o ambiente tributário brasileiro, não é tão simples assim. Muitas vezes o pagamento feito por meio destas plataformas é direcionado diretamente ao vendedor localizado em outro país, fato que dificulta a retenção do IVA pela plataforma eletrônica. Além disso, a cobrança do IVA sobre negócios viola um princípio importante do IVA, segundo o qual a carga tributária final não poderia onerar as empresas, mas sim os consumidores.

Outro exemplo de tecnologia disruptiva do ponto de vista tributário são as plataformas peer-to-peer. Os aplicativos que trabalham exclusivamente com entregas de comida e outras mercadorias cobram apenas comissão, a relação de prestação de serviço é direta entre o entregador e o consumidor. Os entregadores são pessoas físicas que, pela regra comum em vários países, não deveriam se inscrever como contribuinte, não sendo obrigados a recolher o IVA.

No entanto, a “indústria” de entrega cresce em volumes substanciais, devendo ser considerada a perda de receita gerada pela não tributação, assim como a competição injusta com outros modelos de negócios em relação aos quais a entrega não é contratada separadamente. Embora não seja o modelo ideal, a solução proposta é a mesma apresentada acima, isto é, atribuir à plataforma a responsabilidade pelo recolhimento do IVA. Os aplicativos de hospedagem, transporte individual e contratação de serviços domésticos têm as mesmas características, ou seja, os prestadores não seriam contribuintes, pelo valor pequeno de faturamento.

Contudo, com as plataformas peer-to-peer, os volumes totais destas prestações de serviços afetam a arrecadação e a competição com concorrentes que adotam modelos de negócios diferentes. Sempre lembrando que o IVA, em tese, não deve impactar na forma como se estabelece o modelo de negócios.

Importante destacar que os problemas a que estamos nos referindo não aparecem em razão da instituição do IVA – eles já estão presentes no sistema tributário brasileiro. No entanto, devemos deixar claro que soluções potencialmente eficientes devem ser avaliadas, tanto do ponto de vista da administração tributária, quanto dos negócios. Qualquer solução que venha dificultar ou inviabilizar a realização dos negócios não é uma solução.

Fonte: Valor

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives