Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Pedidos de Recuperação Judicial disparam no primeiro trimestre

São Paulo – Os pedidos de recuperação judicial dispararam no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Serasas Experian e da Boa Vista SCPC, refletindo a difícil conjuntura econômica do país. Os pedidos de falência também subiram de forma expressiva.

De acordo com os dado da Boa Vista, os pedidos de recuperação judicial subiram 165,7% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período em 2015. Nos números da Serasa, essa alta foi de 131%.

Já os pedidos de falência aumentaram 31,6% nas contas da Boa vista e 14,3% nas da Serasa, no mesmo período.

Apenas em março, os pedidos de recuperação aumentaram 101,3% ante março de 2015, mas caíram 18,7% sobre fevereiro. Os de falência subiram 13,5% ante fevereiro e aumentaram 25,2% ante março de 2015, nas contas da Boa Vista.

Nas contas da Serasa, houve aumento de 1,9% nos pedidos de recuperação judicial em março ante fevereiro e de 110,7% ante março do ano passado. Nos pedidos de falência, houve aumento de 20% ante fevereiro e de 12,9% ante o mesmo período em 2015.

Para a Boa Vista, os números dos primeiros três meses do ano são surpreendentes. No primeiro trimestre de 2015, os pedidos de falência recuaram 5,8%, enquanto os de recuperação judicial caíram 15,2% ante o mesmo período de 2014.

A fraca atividade econômica e os elevados custos atingiram em cheio o caixa das empresas ao longo de 2015, e os pedidos de falência fecharam aquele ano com crescimento de 16,4%. Já as recuperações cresceram 51%. “A tendência de alta não só continuou como se intensificou no primeiro trimestre do ano”, observa a empresa.

Ainda segundo a Boa Vista, as pequenas empresas representam cerca de 88% dos pedidos de falência e 89% das falências decretadas. Tanto nos pedidos de recuperação judicial quanto nas recuperações judiciais deferidas, as pequenas empresas também correspondem ao maior percentual, 91%.

Na divisão por setor da economia, os setor de serviços foi o que representou mais casos nos pedidos de falência (40%), seguido do setor industrial (34%) e do comércio (26%). Embora não seja o setor responsável pelo maior percentual de falências, o setor industrial foi o único que cresceu acima dos 31,6% médios do trimestre: indústria (46,6%), serviços (26,1%) e comércio (23,1%).

Fonte: Valor

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives