Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Saiba o que é multipropriedade ou “time sharing”

A multipropriedade, também conhecida como time sharing, é uma forma de compartilhar um imóvel entre várias pessoas. Essa modalidade tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, especialmente entre aqueles que buscam uma forma mais acessível de ter um imóvel em uma região desejada. A multipropriedade permite que várias pessoas tenham acesso ao imóvel, dividindo os custos de aquisição e manutenção do mesmo.

O funcionamento da multipropriedade é bastante simples: um grupo de pessoas compra um imóvel e divide entre si a posse e o uso desse imóvel. Cada pessoa tem direito a utilizar o imóvel durante um período de tempo pré-determinado, que pode ser em dias, semanas ou meses. Esse período pode ser fixo ou variável, dependendo das regras estabelecidas entre os proprietários.

Além disso, a multipropriedade oferece diversas vantagens aos compradores. Uma delas é a possibilidade de ter um imóvel em uma região desejada sem precisar arcar com os altos custos de aquisição e manutenção de um imóvel próprio. Outra vantagem é a flexibilidade de uso do imóvel, que pode ser utilizado tanto para uso próprio quanto para locação, gerando renda para os proprietários.

Para garantir o bom funcionamento da multipropriedade, é importante que os proprietários estabeleçam regras claras e bem definidas sobre o uso e a administração do imóvel. Essas regras podem incluir questões como a forma de utilização do imóvel, a responsabilidade pela manutenção e pelos custos, e a forma de resolver eventuais conflitos entre os proprietários.

É importante destacar que a multipropriedade hoteleira difere bastante da multipropriedade comum, que é regulamentada pelo Código Civil. Na multipropriedade hoteleira, o proprietário não adquire uma fração específica do imóvel, mas sim o direito de uso dele por um período determinado. Por essa razão, em uma discussão judicial, a multipropriedade hoteleira pode ser interpretada como um contrato de permuta, e não como uma forma de propriedade.

Outra questão importante na multipropriedade é a administração do empreendimento. Para garantir que tudo funcione bem, é comum que os proprietários contratem uma empresa especializada em administração de multipropriedades. Essa empresa fica responsável por cuidar da manutenção do imóvel, da contratação de serviços, do pagamento de impostos e outras despesas, e da gestão dos períodos de uso do imóvel.

Ressalta-se que a multipropriedade não é uma forma de investimento, mas sim uma forma de uso compartilhado de um imóvel. Ou seja, quem adquire uma multipropriedade deve estar ciente de que não poderá vendê-la como se fosse um imóvel próprio, e que o retorno financeiro virá apenas através do uso do imóvel ou da sua locação.

A multipropriedade, assim como outras formas de propriedade compartilhada, apresenta vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas pelo interessado antes de investir nesse tipo de negócio. Embora possa ser uma opção interessante para quem busca uma forma de investimento em imóveis mais acessível, é preciso estar atento aos custos envolvidos e às possíveis limitações do direito de uso. Por isso, é importante buscar informações e orientações adequadas antes de tomar qualquer decisão nesse sentido.

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives