Warning: Undefined array key "HTTP_ACCEPT_LANGUAGE" in /home/storage/3/b2/55/rdvconsultoria/public_html/wp-content/themes/rdv-impacto/header.php on line 6
– RDV – Radaelli & De Mari Advogados Associados

Blog

The blog in only available in Portuguese. Apologies for the inconvenience.

Sustado ato administrativo do presidente do TJRS em ação patrocinada pela RDV

Em decisão obtida no mês de maio, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acatou o pedido da RDV Advogados Associados veiculado em Mandado de Segurança, para sustar ato administrativo do presidente da Corte, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, que declarou a vacância de serventia extrajudicial no Cartório de Notas de Dois Irmãos – RS.

Na ocasião, o Desembargador considerou irregular o concurso de remoção realizado no ano de 1992, com a imposição sumária da “interinidade” da Tabeliã (até então titular), submetendo-lhe ao Teto Constitucional de remuneração e cobrando valores retroativos.

Para a relatora do processo, Desembargadora Marilene Bonzanini, “a limitação remuneratória prevista no art. 37, XI, da Constituição Federal alcança apenas os substitutos eventuais (interinos), isto é, aqueles que exercem a atividade notarial e registral de modo precário e sem observância do requisito constitucional do concurso público (MS 29032 ED-AgR, Relator, Min. TEORI ZAVASCKI, julgado em 24/05/2016), hipótese na qual aparentemente não se enquadra a impetrante, que ingressou na atividade notarial e registral mediante concurso público (fl. 42@), exercendo, desde 19/03/1993, a titularidade do Tabelionato de Notas da Comarca de Dois Irmãos, conforme “Nota de Expediente no 02/93-CM” (fl. 50@). Não bastasse isso, havendo prévio ato atribuindo a titularidade da serventia extrajudicial, a impetrante não pode, à revelia de qualquer ato formal de desconstituição daquele, ser rebaixada à condição de interina. (…).”

Categories

Newsletter

The newsletter is only available in Portuguese.

Archives